Esta modalidade também será incluída nas tendências para o tratamento ambulatorial de problemas de saúde.

nutricionista df
É necessário que os programas de cirurgia ambulatorial, considerando a cirurgia ambulatorial neles, incluam em seus protocolos pré-cirúrgicos a avaliação social do paciente e que considere ele e seu contexto família de forma proativa, para que a equipe de saúde avalie junto com o usuário e/ou seus familiares a melhor alternativa terapêutica para suas circunstâncias individuais.

Este tipo de prática também estará sujeito à realidade geográfica de cada localidade, e a possibilidade que os pacientes têm que ir a clínica médica em caso de complicações. Era para ser uma instância que permitem a articulação da rede e a participação das equipes de Atenção Básica também conhecem o processo, os riscos e enfrentam a situação de forma sinérgica e colaborativa.

O hospital-dia é entendido como um tipo de cuidado que oferece suporte ao usuário na com base na anuência deste último ao hospital, ou ao centro de especialidades ambulatorial, a fim de receber alguns tratamentos durante o dia nas suas instalações, mas que não exigem que a pessoa ficar na clínica médica ocupando uma cama.

Unidades de diálise, unidades de quimioterapia, salas de medicina física poderiam ser incluídas nesta modalidade e reabilitação, unidades de terapia ocupacional em saúde mental, terapia de dependência, etc.

O hospital-dia psiquiátrico é uma alternativa de internação para pessoas com transtornos mentais graves e que possuem rede de apoio social, e como pós-alta para encurtar o tempo de internação.