Esse movimento em direção à educação de massa pode ser visto como uma tendência mundial.

No entanto, não é uniforme; existem lacunas entre as
situações nos países em desenvolvimento e desenvolvidos, nas áreas urbanas
e rurais dos mesmos países, entre ricos e pobres, homens e mulheres, e entre
diferentes grupos étnicos.
Por exemplo, a taxa bruta de matrícula para o ensino superior nas Filipinas é de
30%, 20% no Egito e 39% na Argentina, enquanto há muitos países na África
Subsaariana com uma taxa em torno de 1%. Demanda crescente por ensino
superior: • A necessidade de dominar novos conhecimentos e tecnologias • O
surgimento de uma sociedade baseada em credenciais educacionais.
Fazer faculdades paulista
Visão geral das Faculdades – Mudanças no ambiente político e social dos países
em desenvolvimento: A política e ambiente social dos países em
desenvolvimento a partir da década de 1990 e a recente conjuntura internacional
não foram desvinculados do ensino superior.
Por exemplo, quando o sistema socialista da União Soviética e de outros países
do Leste Europeu entrou em colapso, em muitos países os movimentos
democráticos aumentaram e questões de governança, sociedade civil e direitos
humanos passaram a ser debatidas. Por outro lado, disputas de conflitos
regionais e ocorrências frequentes de terrorismo levaram a vozes exigindo paz
e multiculturalismo. Com base neste contexto, espera-se que o ensino superior
contribua para o desenvolvimento de uma sociedade civil saudável e para o
cultivo da coesão social.